Mercado Imobiliário

6 cuidados ao comprar seu primeiro imóvel

Comprar o primeiro imóvel pode até parecer uma coisa simples, mas é algo que geralmente deixa os marinheiros de primeira viagem um pouco vacilantes. De fato, há muitas razões para se precaver na hora de adquirir um imóvel, desde a sua documentação até as condições do local. Que tal ver uma boa lista de fatores e cuidados que você tem que ter, para que não corra riscos e tudo saia bem nesta transação imobiliária? Acompanhe nosso post!

Compreenda em qual perfil de comprador você se encaixa

Quando você procura imóveis no mercado, é certo que vai se deparar com ofertas tentadoras e que parecem excelentes à primeira vista. Porém, avalie bem as suas demandas e de sua família antes de tomar sua decisão de compra. Pense bem em quanto você pode pagar por mês, a partir das parcelas e demais fatores envolvidos na aquisição, como impostos e taxas de seguro obrigatório, para depois não ficar endividado.

Observe também o que a infraestrutura do bairro e outros elementos poderão trazer de favorável para seu estilo de vida e rotina. Este passo é importante, porque vai definir os tipos de imóveis que você vai buscar.

Planeje a forma de pagamento do seu primeiro imóvel

Como você já tem ideia de seu perfil de comprador, agora é só encontrar um imóvel que não ultrapasse o seu limite orçamentário. Tente juntar o máximo de dinheiro possível para dar de entrada e obter melhores condições de financiamento, como juros menores e menos parcelas à frente. Uma das coisas mais relevantes é saber eleger a proposta de financiamento mais viável para sua condição de mutuário. Não comprometa mais do que 30% de sua renda mensal com as parcelas e os demais valores envolvidos no negócio.

Saiba com quem exatamente está fazendo negócio

Procure descobrir informações sobre a pessoa ou a imobiliária com a qual pretende comprar o bem. Tente entrar em contato com outros compradores, se for o caso, e analise sua reputação antes de assinar qualquer papel.

Vistorie bem o local

Você pode ter encontrado o imóvel mais fantástico e que atenderá a todas as necessidades que você esperava. Mas é preciso dar uma olhada rigorosa nos encanamentos, na parte elétrica e em tudo o mais que compõe sua estrutura. Obviamente, alguns contratempos estruturais leves não impedirão a compra, mas podem significar descontos. E você tem que estar ciente deles, visto que terá que fazer reparos antes de se mudar.

Analise bem a localidade e vizinhança

Vá além da construção do imóvel e raciocine sobre tudo o que está à sua volta: os serviços que terá ao seu dispor podem ser um diferencial importante, inclusive na valorização do bem a ser adquirido. Avalie a oferta de transporte público, os barulhos e a segurança nas proximidades, a quantidade de comércio e outros atrativos, se há estabelecimentos de lazer próximos do lugar etc.

Fique atento à documentação dos imóveis usados

Deve-se ler atentamente toda a documentação referente ao imóvel, especialmente a matrícula e seu Registro de Imóveis, bem como a certidão vintenária, se houver. Solicite ainda as certidões negativas do vendedor na Justiça Federal, na Justiça do Trabalho e na Justiça Estadual. Veja se não há protestos vinculados ao imóvel e se existem ou não taxas de condomínio e impostos atrasados.

Você está à procura do seu primeiro imóvel? Já colocou em prática todos esses cuidados? Conte um pouco de suas experiências nos comentários!

Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web