Mercado Imobiliário

6 dicas para comprar um apartamento perfeito para a família

Se está procurando um apartamento para comprar e morar com sua família, é bom considerar alguns critérios antes de escolher. Existem diferentes opções, principalmente nas grandes cidades, e a pessoa com pouca experiência pode acabar confusa.

Confira algumas dicas que vão ajudar a escolher o melhor apartamento para comprar e viver bem com a sua família!

O que considerar na hora de comprar um apartamento

Quando alguém está buscando um imóvel para comprar, é muito importante consultar profissionais que entendam do assunto e que possam orientar melhor. Um profissional irá ajudá-lo a encontrar o lugar ideal, mas você deve atentar-se também para os seguintes critérios, quando resolver comprar um apartamento:

1) Localização

A localização do apartamento é um critério importante. O apartamento deve estar bem localizado, em um condomínio próximo do comércio, de escolas, hospitais, de pontos estratégicos. Se puder escolher um apartamento próximo à escola de seus filhos ou de seu ambiente de trabalho, melhor ainda. Leve em conta a acessibilidade do lugar, as vias e os serviços de transporte. Pesquise o bairro: alguns são conhecidos por sua boa infraestrutura e segurança, e isso deve ser considerado.

2) Vantagens do condomínio

É claro que o apartamento em si é mais importante que o condomínio, mas considere as opções que o condomínio oferece, principalmente as taxas que cobra. Lembre-se de que você terá que arcar com essas despesas. Confira a segurança do lugar, se existem câmeras 24 horas, o trabalho dos vigilantes, como acontecem a entrada e a saída de pessoas. Observe as áreas de lazer disponíveis, se há espaço para crianças e animais. Muitas vezes, é possível encontrar um bom condomínio, com diversidade de opções, a preços que acabam compensando.

3) Espaço interno

Para comprar um apartamento, é essencial avaliar o espaço, que deve ser compatível com o número de habitantes, de móveis e eletrodomésticos da família. Além de sua esposa e filhos (se for casado), considere outros parentes que moram em sua casa (pais, sogros, irmãos). Quanto maior o número de pessoas, considere a possibilidade de mais banheiros ou suítes. Animais e plantas também são habitantes e precisam de espaço. Mesas, cadeiras, geladeira, máquina de lavar, fogão, televisões, armários – tudo exige espaço. Por isso, avalie os cômodos conforme suas necessidades: cozinha, quartos, salas, banheiros, área aberta. Uma boa opção são os apartamentos com móveis embutidos.

4) Tamanho da garagem                                                                              

Um dos critérios mais usados na hora de avaliar um imóvel é o tamanho da garagem. A garagem deve oferecer espaço suficiente para seus veículos. Assim, avalie o tamanho da garagem conforme tipo, tamanho e quantidade de seus veículos: motos e/ou carros, um ou mais veículos, se são compactos ou grandes, e assim por diante. É melhor sobrar espaço do que faltar lugar para eles.

5) Infraestrutura do apartamento

Avaliar a infraestrutura exige um olhar mais aguçado. Trata-se de conferir as instalações elétricas e hidráulicas, o acabamento das paredes, as características da cobertura e do piso, a disposição das portas e janelas. É bom confirmar a funcionalidade e a segurança dos elementos, se o apartamento está bem situado em relação ao sol e aos ventos e coisas do tipo. Leve alguém mais entendido, caso ache necessário.

6) Valor do imóvel

Escolha um apartamento para comprar conforme suas condições financeiras. Pode ocorrer de não ser possível efetuar um pagamento à vista, mas poder comprar através de financiamento. A maior parte das famílias financia imóveis. Mas, ainda assim, é necessário considerar o impacto que as parcelas terão sobre sua renda. Calcule o máximo que pode comprometer durante um período determinado de anos e considere que, durante esse prazo, as coisas mudam: pode perder ou trocar de emprego; ter aumento ou redução de salário; os juros podem sofrer muita variação. Avalie todas as possibilidades antes de se decidir.

Está seguindo essas dicas para a comprar do apartamento ideal? Já tem apartamento próprio ou ainda está à procura? Deixe seu comentário e nos conte sua experiência! Ah, e não deixe de curtir nossa página no Facebook!

 
Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web