Mercado Imobiliário

Como se planejar para comprar um apartamento

A grande maioria das pessoas tem como seu maior sonho poder adquirir a casa própria. Entretanto, para que a realização desse sonho não se transforme em problemas futuros e cause arrependimentos, é preciso fazer um bom planejamento, envolvendo vários aspectos da compra. Pensando nisso, no post de hoje resolvemos dar algumas dicas que podem ser levadas em consideração antes de comprar um apartamento. Quer saber quais são elas e como isso pode ser feito? Então continue conosco e confira agora mesmo:

Planeje o valor de entrada 

 
Grande parte dos financiamentos exige um valor de entrada na hora de comprar um apartamento. Portanto, saiba que será necessário ter uma poupança com um valor mínimo para oferecer com entrada. Para saber melhor quanto será necessário poupar em determinado período, saiba quanto custa o valor médio do imóvel que você deseja comprar e qual é o percentual médio que os bancos solicitam como entrada.
 

Saiba o valor das parcelas do financiamento

 
Outro ponto importantíssimo que deve ser avaliado na hora de comprar um apartamento é o valor das parcelas do financiamento. Esse valor varia bastante de acordo com o percentual que foi oferecido com o entrada. Porém, de qualquer forma, procure saber quando você precisará desembolsar mensalmente para arcar com o financiamento e se o valor dessas prestações caberão em seu bolso.
 

Despesas extras

 
Muita gente não sabe que, ao comprar um apartamento, algumas despesas extras são geradas. Isso inclui o custo com documentação, com IPTU e até mesmo com pequenas reformas que podem ser necessárias. Verifique com seu corretor se ele consegue estimar o custo com essas documentações para que você possa planejar uma quantia reserva para arcar com esses gastos.
 
Além disso, saiba que, depois que você adquirir um apartamento, será necessário arcar com os custos de condomínio todos os meses. Lembrando que esses custos podem variar consideravelmente de um prédio para outro, de um bairro para outro.
 

Custo de vida da região

 
Outro ponto que vale a pena avaliar é o custo de vida da região onde o imóvel será comprado. Pode ser que a diferença seja grande entre um bairro e outro e seja interessante reconsiderar sua escolha.
Além disso, procure saber com o seu corretor quais são os serviços disponíveis nas proximidades do local onde você deseja adquirir seu imóvel. Procure saber a respeito de serviços de saúde, transporte público, escolas, farmácias, padarias e açougue, por exemplo. 
 
Como podemos ver, existe uma série de questões importantes que devem ser avaliadas antes de comprar um apartamento e que, muitas vezes, acabam sendo neglienciadas pelas pessoas – seja por desconhecimento ao adquirir o imóvel, seja por esqucimento devido a ansiedade. Contudo, para que a compra seja bem sucedida e seja motivo de comemoração, vale a pena planejar cuidadosamente cada um desses aspectos.
 
O que achou desse artigo? Você já sabia a importância de se planejar antes de comprar um apartamento? O que mais você levaria em consideração antes de adquirir o seu imóvel? Conte para a gente como você planeja a sua compra e participe da conversa!
Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web