Arquitetura e Decoração

Decoração: como escolher o papel de parede ideal?

Está de mudança e quer deixar o novo lar com a sua cara? Então não perca tempo e aposte em papéis de parede! Não só são fáceis de aplicar, mas estão presentes com estampas variadas, e, no caso de enjoar do padrão, podem ser substituídos de uma forma mais fácil que a pintura.

Como podem ser utilizados em espaços grandes ou pequenos, são bastante funcionais. Quer saber mais como acertar na escolha do papel de parede? Então leia o post abaixo e já comece a escolher a melhor opção para você!

Confira a metragem ideal de acordo com o tamanho do local

Atualmente, estão disponíveis para venda papéis de parede com duas metragens distintas, as de 10 m x 53 cm e as de 5 m x 53 cm, sendo uma a metade da outra.

Por isso, é de fundamental importância verificar antes o tamanho do espaço a ser decorado e prestar muita atenção à quantidade de material a ser adquirido, para que não falte em meio ao trabalho. Preste atenção também ao tamanho do pé direito do local, para que não haja perdas.

Escolha estampas adequadas para cada ambiente

Existem papéis de parede ideais para cada local do seu imóvel, no entanto, é necessário pesquisar bem antes de comprar. Você quer reformar o banheiro? Então prefira estampas que combinem com ele, dando preferência às imitações de azulejos e mosaicos.

No entanto, se você for preparar um quarto para um bebê, prefira motivos infantis e divertidos, tomando cuidado, é claro, com cores muito fortes. Nesse caso, use o papel em uma única parede e conclua a decoração com pintura.

Pesquise as diferenças de tipos e texturas

Como são bem variados, também existem diferenças nos tipos de papéis de parede. O vinílico, por exemplo, é um dos mais utilizados, por ser resistente à luz e à umidade, sendo ideais para ambientes úmidos, como banheiros. São fáceis de limpar, bastando um pano úmido.

O acetinado, no entanto, é ideal para quartos de criança, pois não acumula muita poeira. Pesquise antes os tipos e os ambientes em que serão aplicados para não errar.

Use o papel de parede além da decoração dos ambientes

Os papéis de parede podem ser usados além da decoração de cômodos, podendo enfeitar fundos de estantes, banquetas de madeira e, até mesmo, cabeceiras de cama.

Por serem bastante práticos, na hora de decorar deixe a sua imaginação comandar o que será feito! Para decorar móveis, prefira os laváveis, que são mais práticos para a manutenção, e utilize os adesivos, que não danificarão as superfícies a serem decoradas.

Agora que você sabe tudo sobre a escolha do papel de parede ideal para as suas necessidades, que tal já começar a pesquisar preços e estilos para o que você deseja?

Você pode combinar a sala com um visual mais clássico e clean, ampliando a iluminação do ambiente, ou fazer um estilo mais rústico na cozinha, com um papel de parede que combine receitas e tábuas de madeira? Aproveite as dicas e decore todo o seu imóvel!

Gostou do conteúdo? Quer divulgá-lo para mais pessoas? Então compartilhe este texto nas redes sociais agora mesmo!

Você deve gostar também
Decore seu imóvel com estas dicas incríveis
Como decorar o quarto do bebê?
Decoração de ambientes pequenos: 5 maneiras de aproveitar bem o espaço

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web