Arquitetura e Decoração

Decoração de ambientes pequenos: 5 maneiras de aproveitar bem o espaço

Os apartamentos pequenos são cada vez mais comuns e decorá-los nem sempre é tarefa simples. Com espaços bem reduzidos e limitados, é bastante difícil alocar os móveis e organizar os objetos decorativos, sem deixar a casa com um aspecto de apertada demais. Por isso, é importante fazer um bom planejamento para decoração de ambientes pequenos.

Através de algumas ideias e truques legais, o seu apartamento pode ficar fantástico, somente usando o pouco espaço com um toque de bom gosto e criatividade. Vamos conferir algumas dicas?

Use espelhos na decoração

Em apartamentos pequenos, um truque infalível para otimizar os espaços é o uso do espelho. Além de dar mais leveza e suavidade ao ambiente pequeno, ele transmite uma sensação agradável de mais espaço.

Você pode optar por um espelho bem grande, ou então por um conjunto de espelhos menores. Porém, é fundamental manter a limpeza desses itens, pois eles são um ponto de referência e um atrativo no ambiente.

Evite muitos móveis e peças decorativas

Acerta quem vai pela lógica do menos é mais. Evite usar muitos enfeites, quadros e outras peças de decoração. Eles podem poluir o ambiente, que já é pequeno e podem causar uma sensação de sufocamento às pessoas.

Com relação aos móveis, evite muitos. Quanto menos móveis no cômodo, melhor o efeito visual, deixando um bom espaço livre para transitar. Móveis grandes demais como estantes, por exemplo, também podem atrapalhar em lugares pequenos. Por isso, opte por mobiliários mais baixos e menores.

Use beliches nos quartos

Em apartamentos pequenos, os quartos não oferecem muito espaço para decorações elaboradas. No entanto, existem alternativas interessantes, que podem garantir mais espaço e até mesmo sofisticação.

Os beliches são opções ótimas para reduzir espaço em casas com mais moradores, principalmente, se tiver crianças. Além de bicamas, o mercado também está se modernizando oferecendo camas integradas a mesas de escritório e armários embutidos, o que facilita muito a arrumação e abre mais espaço.

Opte por móveis planejados

Para complementar as dicas sobre móveis, o mais recomendado é optar por móveis planejados. Isso vale para qualquer cômodo da casa! Quando planejados, os ambientes se tornam mais agradáveis aos olhos e também ficam muito mais funcionais.

Com os móveis e espaços bem planejados, você consegue aproveitar mais os lugares para guardar coisas, organizar os armários, investir mais na decoração, etc.

Escolha cores claras para as paredes

Para contribuir ainda mais com o bom uso de espaços pequenos, escolha sempre cores mais claras para as paredes e teto do cômodo. Cores claras transmitem a sensação de um ambiente maior e também mais limpo.

Quando as paredes estão claras, você pode até abusar um pouquinho mais das cores nos móveis e de enfeites decorativos, já que isso não causará tanta poluição visual. Portanto, a dica aqui é ter bom senso!

Como deu pra perceber, existem vários truques simples para decoração de ambientes pequenos. É possível aproveitar da melhor forma espaços apertados e apartamentos menores, criando ambientes incríveis e de muito bom gosto.

Essas são apenas algumas dicas de como você pode fazer a decoração de ambiente pequenos e deixá-los perfeitos. Quer continuar lendo conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba dicas diretamente no seu e-mail!

Você deve gostar também
Decore seu imóvel com estas dicas incríveis
Como decorar o quarto do bebê?
As 5 melhores dicas para mudar de casa sem estresse

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web