Mercado Imobiliário

Imóvel novo ou usado: qual escolher?

Comprar um imóvel exige muito planejamento e, além de todas as decisões que surgem no caminho, uma dúvida sempre aparece: imóvel novo ou usado, qual a melhor opção? Para tomar essa decisão da melhor maneira, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens com as quais você irá se deparar em ambos os casos. Por isso, veja a seguir um pouco mais sobre esses tipos e veja como escolher o imóvel perfeito.

O imóvel novo

O imóvel novo é aquele que nunca teve nenhum outro dono. Esse tipo de imóvel é muito comum em empreendimentos imobiliários, em que a construção é feita especificamente para a venda para novos proprietários.

A grande vantagem consiste justamente nas suas condições: por nunca ter sido usado por mais ninguém, geralmente a estrutura está intacta, assim como a pintura e o acabamento. Por causa disso, muitas vezes é um imóvel praticamente pronto para morar.

Dependendo do tipo de negociação, esse imóvel pode vir mobiliado ou parcialmente decorado. Normalmente conta com alto poder de valorização, especialmente porque em uma possível venda você terá sido o único dono do imóvel. A facilidade na documentação, por sua vez, diminui a burocracia, o que torna o processo de compra mais rápido e mais seguro.

Uma das principais desvantagens, entretanto, é o preço. Por causa de suas excelentes condições físicas, esse imóvel acaba saindo mais caro e nem sempre a valorização supera isso. Além disso, não há nenhuma referência anterior sobre como é morar no imóvel e. se você não escolher um vendedor de confiança, corre riscos de encarar problemas estruturais devido à uma construção mal realizada.

O imóvel usado

O imóvel imediatamente oposto é o usado. Nesse caso, o imóvel possui um ou mais donos anteriores que utilizaram o imóvel durante determinado período de tempo. O uso desse imóvel, por tanto, acaba sendo uma desvantagem, já que há uma depreciação associada.

Geralmente, comprar um imóvel usado também exige alguma reforma, especialmente em relação a reparos físicos ou estruturais. Não menos importante, as condições de financiamento em alguns casos podem ser piores do que para um imóvel novo.

Já quanto às vantagens, normalmente um imóvel usado é maior. Por ser mais antigo, ele foi construído em um período em que existia menos demanda por imóveis, o que resultava em mais espaço de terreno e construção. Isso, inclusive, faz com que muitos imóveis usados tenham localização mais privilegiada do que imóveis mais novos.

O preço mais barato é outro fator a favor, especialmente devido à grande oferta de imóveis desse tipo. A estrutura normalmente mais reforçada e o espaço mais amplo em questão de altura completam os benefícios.

Qual é a melhor escolha?

Tanto o imóvel novo quanto o imóvel usado possuem vantagens e desvantagens e, portanto, nenhum deles é totalmente perfeito. Por causa disso, não existe uma resposta definitiva sobre qual é o melhor.

Essa resposta, na verdade, depende de quais são os seus objetivos. Se para você é mais importante ter menos problemas com a manutenção ou ser o primeiro dono, então o imóvel novo é ideal. Se, por outro lado, é mais importante ficar dentro de um orçamento mais enxuto ou ter mais espaço, o imóvel usado pode ser a melhor escolha.

Ainda assim, é preciso analisar caso a caso, porque existem imóveis usados em excelentes condições ou imóveis novos que são mais baratos, por exemplo. Com isso, você deve pensar em qual a localização, o tamanho, o preço, as condições e as características do imóvel que você deseja para, então, tomar uma decisão.

Na disputa entre imóvel novo ou usado ganha aquele que mais se adequar às suas necessidades específicas, como preço, localização e condições. Ao levar isso em consideração, você terá as chaves do imóvel que realmente atende àquilo que você precisa!

Para a sua realidade, qual tipo de imóvel é o melhor? Comente abaixo e compartilhe suas impressões!

 

Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web