Mercado Imobiliário

Por que devo contratar um corretor de imóveis?

É muito comum que, na hora de realizar transações envolvendo imóveis, seja o aluguel ou a venda, que surja a dúvida: é interessante ou não contratar um corretor de imóveis? Você já parou para pensar nisso? Qual a função de um corretor? Quais seriam os principais aspectos e quais as vantagens de se contratar um profissional dessa área? Engana-se quem pensa que os serviços prestados por um corretor encarecerão a operação, pois muitas vezes o trabalho do corretor agregará valor ao seu imóvel, uma vez que este profissional sabe todas as principais questões do mercado imobiliário.

Conheça mais sobre o trabalho do corretor no post de hoje!

Como é o trabalho prestado por um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é um profissional que possui todas as habilidades e conhecimentos técnicos necessários para intermediar uma relação comercial entre comprador e vendedor ou entre partes que desejam firmar um contrato de aluguel de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Atualmente, o mercado imobiliário tem sido vítima de estelionatários, ou seja, pessoas que tentam dar golpes neste processo de negociação entre as partes. Assim, o corretor de imóveis, além de outros aspectos técnicos, poderá te ajudar a evitar esses golpes.

Outro ponto importante é que este profissional já possui uma carteira de clientes, sabendo com quem negociar seu imóvel ou com quem buscar o que você necessita, observando sempre todos os aspectos legais da forma correta. O corretor de imóveis também conhece as condições atuais do mercado, bem como outras questões como localização do imóvel, passando a todos os interessados a informação de que necessitam e no tempo em que a requisitam.

Vantagens de contratar um corretor de imóveis

A avaliação é um aspecto bastante importante na negociação de um imóvel, seja para venda ou aluguel. Se este valor for subavaliado, a pessoa que está vendendo ou tentando alugar estará perdendo,  já se o imóvel for superavaliado, essa pessoa corre o risco de não ter êxito na negociação. Assim, o corretor oferece assessoria nesta avaliação e pode conseguir o valor justo no mercado atual. Este serviço normalmente é ofertado sem cobrança.

O tempo para atendimento dos interessados é uma das maiores vantagens da contratação de um corretor, uma vez que, ao tentar negociar o imóvel sozinho, você poderá perder interessados por não poder atendê-los de acordo com suas necessidades. É um trabalho que exige dedicação e o corretor tem sua rotina baseada nisso.

As diferentes formas de divulgação do imóvel são um aspecto relevante na contratação de profissionais da área, pois eles possuem mais acesso a diversos tipos de mídias e isso fará com que, muitas vezes, o tempo de venda ou aluguel seja menor. A documentação exigida, bem como toda burocracia também serão dominadas pelo corretor de imóveis. Assim, o processo fica mais ágil e obedece à legislação vigente.

Contratar um corretor de imóveis é um investimento que poupa tempo e auxilia muito no processo de venda ou aluguel de um imóvel. Não se esqueça de buscar um profissional devidamente inscrito no CRECI, que é o órgão que regulamenta a profissão. Além disso, busque saber de outros serviços prestados pelo corretor para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho.

E você, já utilizou os serviços de um corretor ou está pensando em negociar um imóvel? Deixe seu comentário!

Você deve gostar também
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?
Como se planejar para comprar um apartamento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web