Mercado Imobiliário

Quais os melhores lugares para morar na região do ABC Paulista?

O Grande ABC ficou conhecido, na década de 70, como o berço da indústria paulista. Os municípios, no início, contavam apenas com uma estrutura para abrigar os funcionários dessas empresas. Com o rápido desenvolvimento industrial, principalmente do setor automobilístico, a região cresceu. Hoje, suas cidades oferecem ótima infraestrutura e não faltam excelentes lugares para morar na região do ABC!

Viver na região, hoje, significa qualidade de vida e acesso a todo tipo de serviço e oportunidade. Seus moradores estão fora do caos da capital, mas têm à disposição tudo o que grandes centros urbanos podem oferecer.

Ficou interessado? Então confira os melhores lugares para morar na região do ABC!

São Caetano do Sul

São Caetano do Sul é considerada a melhor cidade para se viver no Estado de São Paulo. Para se chegar a esse resultado, foram analisados três critérios: longevidade (vida longa e saudável), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida).

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil fez um cálculo baseado nesses itens e chegou a um índice geral, o IDHM — Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil — e São Caetano saiu na frente, superando os outros 5.564 municípios brasileiros.

A cidade tem 150 mil habitantes e uma renda per capita de R$ 2.043,74. Com um PIB (Produto Interno Bruto) elevado, maior do que muitas capitais, São Caetano revela também seu potencial para negócios.

Entre os melhores bairros para se viver no município, destacam-se o Bairro Mauá e Cerâmica.

No Bairro Mauá, os moradores têm, além de uma infraestrutura completa, contato com a natureza. É lá que se encontram o Parque Botânico e a Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros. 

Já a Cerâmica é um bairro planejado que conta com prédios residenciais e comerciais, além de ser arborizado e estruturado.

Santo André

Também baseado no IDHM e em outros índices, como taxa de violência e custo de vida, Santo André foi considerado o 5º melhor município brasileiro para se criar os filhos.

Com 650 mil habitantes, a cidade, ao longo das últimas décadas, diversificou sua economia e fortaleceu os setores de serviço e comércio, tornando-se uma espécie de capital da região do Grande ABC.

A Vila Alpina merece destaque entre os bairros do município. Tem crescido muito e conta com diversos novos empreendimentos que têm atraído quem busca uma boa opção de moradia no ABC.

Mauá

Mauá é uma cidade com um dos maiores potenciais industriais do país, com destaque para o polo petroquímico, metalurgia e produção de cerâmica e louças.

Com quase meio milhão de habitantes e cerca de 20 bairros, a cidade conserva algumas características interioranas, ao mesmo tempo em que oferece infraestrutura adequada e qualidade de vida aos seus moradores.

O Jardim São Vicente, por exemplo, é uma excelente opção de moradia. Um bairro planejado, tranquilo e estruturado.

Já o Jardim Primavera, apesar de essencialmente residencial, está próximo ao polo petroquímico e é muito procurado por trabalhadores dessas indústrias.

Os moradores do Jardim Guapituba contam com a proximidade da estação de trem, o que facilita o acesso, inclusive, à capital.

Enfim, não faltam excelentes lugares para morar na região do ABC. E você? Tem outra dica? Deixe seu comentário no post!

Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web