Arquitetura e Decoração

Qual o tamanho ideal do imóvel para suas necessidades?

Na hora de procurar um imóvel, é preciso levar em conta diversos aspectos que definirão de que tipo de apartamento ou casa você precisa. Entre as características principais, como bairro e valor, está o tamanho ideal do imóvel, que varia de acordo com o perfil de cada pessoa e interfere, inclusive, no bem-estar do futuro morador.

Para escolher o imóvel certo, confira o que deve ser levado em conta para que você encontre o lugar ideal e de acordo com suas necessidades.

Número de pessoas

O principal aspecto a ser considerado é a quantidade de pessoas que frequentarão seu lar. Para uma família grande, é essencial um lugar com espaços amplos e com mais de dois dormitórios.

Tenha em mente que as crianças podem até não se incomodar em dividir o quarto, mas isso muda na adolescência, quando os filhos buscam por privacidade e seu próprio espaço. Ter mais de uma suíte também pode ajudar.

Quem pretende morar sozinho pode buscar por quitinetes ou estúdios, que possuem tamanhos reduzidos e poucos cômodos, o que diminui o valor do aluguel. Já para um casal sem filhos, o ideal é um apartamento com um ou dois dormitórios.

Visitas

Além de pensar nas pessoas que vão morar no imóvel, reflita sobre a necessidade de um espaço para hóspedes. Caso você costume receber visitas frequentes e que precisam de um lugar para dormir, é a hora de buscar um imóvel com quarto de hóspedes.

Da mesma forma, quem gosta de receber amigos e fazer confraternizações em casa deve buscar um imóvel com ambientes amplos e que permitam o convívio social, como uma grande sala ou uma varanda gourmet, o que pode encarecer um pouco.

Caso busque por um imóvel mais econômico, a ideia é encontrar condomínios que ofereçam esses espaços como áreas comuns: espaço gourmet, piscina e churrasqueira são tendências e têm aparecido como diferencial em muitos condomínios novos. Assim, o preço do imóvel fica mais em conta e você ainda ganha a estrutura perfeita para receber os amigos.

Tempo de permanência

Mesmo que a busca esteja acontecendo agora, é importante pensar sobre o que você pretende para o futuro. Se procura por algo temporário, não tem problema que o espaço seja pequeno e econômico. Mas e se você planeja criar raízes?

Um casal que planeja ter filhos, por exemplo, já deve programar o espaço para acomodar as crianças. Da mesma forma, alguém que vai morar sozinho pode querer companhia no futuro, e um apartamento mais amplo e com cômodos bem definidos seria o mais ideal.

Planejar o futuro também faz parte da busca pelo imóvel perfeito e é fundamental na hora de comprar uma casa ou alugar um apartamento.

Animais domésticos

Para quem curte animais de estimação, é importante pensar também no bem-estar do seu bichinho. Dependendo da raça e do tamanho, cachorros precisam de espaço para correr e se divertir, pois podem ficar estressados ou doentes quando confinados em um espaço pequeno. O ideal, nesse caso, é encontrar um imóvel com quintal.

Já gatos se adaptam melhor em apartamentos e não se incomodam com pouco espaço ou altura, pois se distraem mais facilmente. Por isso, antes de fechar negócio, pense sobre o que seu pet vai achar do lugar, afinal, ele será tão morador do novo ambiente quanto você.

De forma resumida, nossa dica principal é: planeje. Assim, você terá muito mais chances de encontrar aquele espaço ideal tanto para o presente quanto para projetos futuros. As questões que você deve levantar antes mesmo de começar a busca pelo imóvel são: quantas pessoas acomodarei em casa?; quanto tempo pretendo ficar?; terei filhos ou animais de estimação?; posso pagar por algo mais cômodo a longo prazo?

Com essas dicas, com certeza será mais fácil definir o tamanho ideal do imóvel de acordo com suas necessidades. Agora que você já sabe em que se atentar na procura por um imóvel, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

Você deve gostar também
Decore seu imóvel com estas dicas incríveis
Como decorar o quarto do bebê?
Decoração de ambientes pequenos: 5 maneiras de aproveitar bem o espaço

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web