Mercado Imobiliário

Vale a pena alugar imóvel para ter uma fonte de renda extra?

Por causa da crise econômica que o país tem passado nos meses recentes, muitos têm se questionado se há vantagens para quem possui recursos guardados e quer investir em imóveis para locção. Se você também tem essa dúvida, confira o post – e descubra se vale a pena alugar imóveis para ter uma fonte de renda extra!

Existem vantagens no aluguel de imóveis, mesmo em períodos críticos?

O que é importante fixar é que, o investimento em imóveis é uma boa opção, seja qual for o período em que a economia estiver passando. Mesmo com a situação econômica instável, alugar imóveis com o objetivo de ter uma fonte de renda garante ao proprietário muitas vantagens. As quatro principais estão listadas a seguir:

Mais segurança

Quando o investidor compra um imóvel para alugar, garante maior segurança para seu dinheiro, visto que esse ficará resguardado em um patrimônio físico, evitando que se perca facilmente. Ou seja, o aluguel pode se transformar em um tipo de “poupança” para o proprietário, sendo possível juntar um alto valor com o tempo.

Rentabilidade futura

Caso o mercado imobiliário esteja favorável, é possível garantir um bom lucro com a locação de imóveis. Muitos já se beneficiaram com a valorização desse setor, só é preciso conhecer o melhor momento de realizar o negócio e aproveitar as ótimas oportunidades.

Investimento de vida longa

Os imóveis são bens duráveis, ideia que vale tanto para apartamentos, casas, como para lojas ou estabelecimentos comerciais. Muitas vezes sua vida útil é maior do que a expectativa de vida do proprietário. Por esse motivo, é uma boa forma de investimento, que pode passar de geração a geração, basta que seja bem administrado.

Grande demanda

O aluguel de imóveis é um negócio que sempre terá demanda, seja a de jovens que saem da casa dos pais e querem morar sozinhos, de recém-casados que buscam compartilhar um lar, daqueles que se divorciaram e buscam um novo imóvel, entre outros. Por causa disso, o investidor pode ficar tranquilo: a necessidade de se ter uma casa ou apartamento é algo que nunca vai deixar de existir; sendo que as chances desse mercado se valorizar são grandes.

Como estipular o preço do aluguel para ter lucro?

É necessário ter coerência quando for definir o valor do aluguel do imóvel. Para evitar qualquer problema, é preciso se informar sobre o valor do metro quadrado da região, e também do condomínio, caso houver. Depois, basta comparar o estado de conservação da unidade com as da concorrência, para então estipular um valor razoável, que será atrativo para o cliente e garantirá lucro para cobrir as despesas.

Como garantir uma boa liquidez?

Para que seja um negócio rentável, ele deve proporcionar lucro de uma maneira rápida. Dessa forma, a localização é fundamental. Outro ponto importante é o tamanho da casa ou apartamento. Imóveis menores tendem a ter uma maior liquidez do que os maiores, que possuem também maiores preços e demoram mais para serem alugados. Vale lembrar que os imóveis de baixo padrão também têm liquidez alta, mas o risco de inadimplência é alto. Por esse e outros motivos, o contrato deve ser elaborado com máxima cautela.

Alugar imóvel é sempre uma boa opção para ter uma fonte de renda extra, mas quem não é dessa área deve ficar atento a alguns aspectos principais, para que o investimento tenha um bom retorno.  Além do mais, é uma ótima estratégia para preservar o dinheiro em períodos de inflação alta e das políticas do governo que podem prejudicar aqueles que investem em renda fixa. E você? Já alugou ou pretende alugar um imóvel? Compartilhe sua experiência conosco, nos comentários!

 

Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Vale a pena pagar aluguel?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web