Mercado Imobiliário

Vale a pena pagar aluguel?

Muitas pessoas pensam que pagar aluguel em vez de possuir um imóvel próprio é algo ruim, como se fosse dinheiro jogado fora. De fato, investir em algo que vai fazer parte de seu patrimônio pessoal é interessante e conveniente, mas nem sempre isso é viável em seu momento financeiro. E mais: nem sempre o aluguel é uma ideia ruim, você sabia? Que tal ver quando pagar aluguel vale a pena? Leia o post de hoje e descubra em quais situações o aluguel é mais interessante que a compra do imóvel:

Quando você ainda não tem dinheiro suficiente para dar uma boa entrada

Qualquer especialista no ramo imobiliário dirá que vale muito a pena ofertar a maior entrada possível na hora de adquirir um imóvel por meio de financiamento, caso você não tenha o volume de dinheiro suficiente para comprar à vista. Ainda mais diante das novas regras anunciadas no início do ano pela Caixa Econômica Federal, demandando mais requisitos do mutuário e levando de carona os outros bancos, de sorte que os juros venham a aumentar para esta investida. Portanto, se você tem condições de pagar aluguel e poupar uma parte de sua renda, o aluguel vale a pena a médio prazo, a fim de se submeter a menores juros e parcelas de financiamento para comprar a casa própria.

Quando você ainda é muito jovem e não sabe quais rumos sua vida terá

Se você já saiu da casa dos pais, porém ainda não tem rumos definidos para sua vida profissional, ou não vai casar e ter filhos em breve, por exemplo, há muita liberdade de escolhas pela frente. Pode-se mudar de cidade ou simplesmente de bairro, diante de uma boa proposta que facilite a sua rotina. Se você tiver uma propriedade, talvez isso pese na hora de decidir sobre seguir novos rumos.

Quando você vai ficar pouco tempo no lugar

Se você está na cidade como estudante ou a trabalho, tendo a proposta de ficar no local por apenas alguns anos, provavelmente a compra de um imóvel não seja uma boa opção. Você faria um grande investimento em um bem, sem que houvesse um planejamento para aproveitá-lo bastante no futuro. O aluguel torna-se estratégico, nesta situação, até que você determine o que vai fazer de sua carreira e estudos.

Quando o aluguel for mais vantajoso do que a compra

O mercado imobiliário é volúvel e passa por sazonalidades. Sempre é assim! Portanto, há períodos em que os aluguéis são mais vantajosos em comparação à compra direta de casas e apartamentos. É o que tem acontecido em algumas grandes cidades do país: por conta dos eventos esportivos para os quais o Brasil foi escolhido como a sede (a Copa do Mundo e as Olimpíadas), alguns centros urbanos viram os preços de compra e aluguéis inflacionados. O momento de maior empolgação já passou, e os preços dos imóveis têm caído. Só que em várias cidades os valores dos aluguéis estão mais baixos do que as parcelas que você pagaria em um financiamento imobiliário. Pesquise na sua região e avalie qual é o caso de momento.

Quando você consegue aplicar sua renda e pagar o aluguel com o investimento

Você pode ter descoberto um investimento muito interessante para aplicar sua renda, de forma que, se retirasse o montante para dar de entrada ou comprar o imóvel neste instante, representaria uma perda de oportunidade de lucros maiores. No caso, valeria mais a pena deixar o dinheiro aplicado, a fim de obter mais rendimentos e, futuramente, usá-lo para comprar sua casa ou apartamento. Assim, até o término do investimento, você moraria de aluguel.

Em qual situação você se encontra hoje em dia? Está morando de aluguel e quer em breve comprar seu apartamento ou casa? O que pensa sobre o assunto? Troque ideias com outros leitores de nosso blog, deixe seu comentário!

Você deve gostar também
Por que devo contratar um corretor de imóveis?
Consórcio ou financiamento imobiliário: qual o melhor?
Como se planejar para comprar um apartamento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web